quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Lawilca: Músico, Arquitecto e Empresário



     Nascido a 12 de Agosto de 1983 na cidade de Luanda, Ladislau Wilson Camacho é descendente de uma geração de músicos como Teta Lando, Teta Lágrimas, Mário Gama e detentor de vários apelidos. No mundo musical é conhecido como Lawilca, alcunha que representa as iniciais do seu nome verdadeiro. Pelos amigos de infância é carinhosamente chamado de “bébé”. Já o apelido atribuído pela família mais próxima é Muana N’kaka, termo na língua nacional kikongo que significa em português “o filho da avó”, isso porque Lawilca viveu durante os seus primeiros meses de vida com a avó Isabel Garcia Camacho e uma vez que a sua linhagem é proveniente do Norte do país onde se fala esse dialecto.
     Filho de Jacinto António Camacho, bancário, natural do Uíge e da pedagoga Maria de Fátima Camacho, natural do Zaire Ladislau é o quinto filho de seis irmãos. Viveu e cresceu na Maianga rodeado de amigos pelos quais mantém igual apreço mesmo depois do sucesso advindo da sua carreira musical. Afirma ter sido sempre um rapaz dedicado e católico, acólito da igreja nossa Sª da Conceição ajudava os padres nas missas solenes e pertencia ao grupo dos jovens da igreja. Naquele tempo frequentava ainda o ensino base na escola Prédio do Livro e desde então já demonstrava queda para o basquete e tendências musicais imitando cantores como Michael Jackson, All 4 One, Silk, Prince, Colour me Bad, Haron Hall, Boys II Man, entre muitos outros eminentes na altura. O segundo e terceiro nível Ladislau completou na famosa escola Mutu Ya Kevela passando posteriormente para o seu ensino médio no IMIL  terminando depois sua formação universitária na UPRA. “ O meu objectivo é mostrar a toda a gente o meu outro lado, um Lawilca fora da música, alguém cheio de ambições como qualquer ser humano.”
      Contudo, como na vida de todos os amantes da música, nem tudo foram flores, e o maior entrave que teve em termos de carreira nessa área foi o seu pai que com bastante medo que o seu filho se afastasse dos estudos aconselhava-o e incentivava-o apenas a direccionar-se para estes. Mesmo assim, ás escondidas dos olhos paternos, em 1998 cria um grupo de soul e R&B denominado COLS (Carlos, Osvaldo, Ladislau e Sérgio) e gravam a música com o título “Á noite eu quero estar contigo”.

        Mas foi em 2001, com o concurso “Chuva de Estrelas” (actual estrelas ao palco), onde interpretou o cantor Craig David, que começou a grande reviravolta na sua vida artística. “A minha aparição em palco a solo foi algo muito emocionante, os amigos, os primos, os colegas todo o mundo a vibrar, foi inesquecível. O meu pai aí descobriu que tinha mesmo talento e que as pessoas me apoiavam.” Contou-nos ele e ainda acrescentou: “Lembro-me que na final do Estrelas ao Palco era obrigatório a presença dos pais, e a minha maior preocupação era de como é que eu iria abordar o meu pai, mas no fim tudo acabou por se resolver a bem”
        A perda de seu pai em 2005, apanhou Lawilca de surpresa numa altura em que este estava em fase de gravação do seu álbum a solo. Apesar deste ser um tema doloroso para o cantor ele revelou-nos parte do sucedido: “ Foi inesperado, abalou a família por completo, lembro-me como se fosse hoje do meu pai já no hospital a ver-me no programa Janela Aberta a cantar, chamou-me e falou abertamente comigo. Disse que tinha gostado mas que o meu futuro não estava na música e sim nos livros. Dias depois faleceu e eu fui-me tão abaixo que decidi abrandar a minha carreira musical, dedicar-me mais aos estudos que ele tanto me aconselhava.”
      O seu primeiro disco sai ás ruas no dia 18 de Setembro de 2005 pela produtora Mille Mambos com o título “Sé Diame”, uma expressão em Kikongo que significa “Meu Pai”, fez um grande sucesso e proporcionou-lhe vários espectáculos não só a nível nacional como internacional.
        Neste momento Lawilca está com data marcada para o lançamento do sucessor do álbum “Se Diame“. “Não Sou o Mesmo Homem” é o titulo do segundo álbum de Lawilca que será lançado pela Se Diame Ent. no dia 9 de Fevereiro na Praça da Independência, dia 10 no Belas Shopping, dia 16 na Casa da Juventude(Viana)  e dia 17 no Marco Histórico do Cazenga!!! 

Sem comentários: